Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 17 de fevereiro de 2020.
29/05/2006
Notícias
Jornalista lança livro sobre trajetória política de Márcio França
O segredo de Márcio França é revelado em livro do jornalista Clóvis Vasconcellos
Lançamento foi dia 30 de maio no Ilha Porchat Clube, em São Vicente, com a presença do ex-Ministro da Integração Nacional  Ciro Gomes
O jornalista Clóvis Vasconcellos lançou no ùltimo dia 30 de maio, o livro O Segredo de Márcio França, que conta os bastidores dos oito anos do Governo do ex-prefeito Márcio França, entre 1997 e 2004. O objetivo do livro, segundo Clóvis, além de documentar um período que marcou a história recente da Primeira Cidade do Brasil, é revelar como foram criados os projetos e programas que fizeram França conseguir resultados tão expressivos, como a maior reeleição do Brasil em cidades com mais de 100 mil habitantes. Dentre as personalidades convidadas, o ex-ministro Ciro Gomes prestigiou o lançamento do livro.
Clóvis narra em texto ágil e acessível as estratégias que fizeram França obter o índice de 93,1% dos votos válidos na reeleição de 2000 para prefeito de São Vicente. O livro tenta desvendar o polêmico estilo de Márcio França, que terminou oito anos de mandato com 94% de aprovação, segundo o Ibope, e ainda conseguiu fazer o sucessor, Tércio Garcia, com 82,69% dos votos válidos em 2004. França é presidente do PSB no Estado de SP e secretário nacional de Finanças do partido.
“Trata-se realmente de alguém incomum, que fez do ato de governar uma sucessão de iniciativas polêmicas, criativas e que mudaram definitivamente a Cidade de São Vicente”, conta Clóvis, lembrando que o livro mostra como foi articulada a relação com a Câmara, como nasceu a parceria com o ex-governador Mário Covas, entre outros lances do Governo, sempre num ritmo envolvente e que foge aos relatos convencionais dos temas políticos e administrativos. 
Dentre as medidas polêmicas relatadas no livro estão a cobrança de IPTU nas favelas; o programa de pavimentação de ruas em parceria com os moradores; o transporte alternativo; o fim do Lixão, entre outras. “ Não dava para não escrever este livro depois da experiência que vivi no Governo Márcio França. Pensei que já tinha visto tudo nos 17 anos que  cobri São Vicente como repórter do Jornal A Tribuna. Mas entrei no Governo em 2001 e fui surpreendido pelo estilo do Márcio França e dos seus projetos, que merecem ser divulgados até para debate entre políticos  e administradores públicos”, afirma Clóvis, lembrando que, por seu estilo,  França enfrentou inúmeros embates jurídicos, políticos e pessoais.
O livro tem fotos de Márcio Pinheiro e Tadeu Nascimento. A revisão é de Kátia Locatelli e a concepção gráfica de Felipe Pinheiro. 
Clóvis Vasconcellos, 47 anos, é jornalista formado pela UniSantos. Trabalhou 20 anos no Jornal A Tribuna, onde exerceu várias funções, de repórter a secretário. É mestre em Comunicação pela Universidade de São Paulo – USP – e professor universitário, tendo lecionado na UniSantos e atualmente na Unimonte. É secretário de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura de São Vicente desde 2001.


Atalhos da página


Diretório Estadual de São Paulo

Av. Indianópolis, 1.787
Planalto Paulista – São Paulo – SP - CEP 04062-003
Fones: (11)3804-4329 / (11) 3804-4451
E-mail:  ou 

PSB - Partido Socialista Brasileiro

Diretório Estadual de São Paulo
São Paulo - 2012 © Todos os direitos reservados.

Visualizado também em sistema operacional Apple Visualizado também em sistema operacional Android

Rede Corporativa e-Solution Backsite