Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 01 de março de 2021.
16/02/2021
NOTÍCIAS
Os efeitos econômicos causados pela pandemia.

A pandemia do novo COVID-19 influenciou em diversos aspectos de muitas vidas, sendo social, econômico, cultural ou político, exigindo de todos adaptação, empatia, atenção e cuidado redobrado. Foi e continua sendo um grande impacto para a sociedade brasileira.

 

Desde o começo da pandemia, de acordo com a primeira edição da Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas realizada em 2020 pelo IBGE,  716.000 empresas fecharam as portas. A pesquisa ainda mostrou que todos os setores econômicos foram afetados, mas em evidência o comércio e principalmente as pequenas empresas. 

 

Ao menos 600 mil micro e pequenas empresas fecharam as portas devido aos efeitos econômicos (pesquisa levantada pelo SEBRAE divulgada pela CNN Brasil).  

Com o fechamento de milhares de empresas, consequentemente quase 9 milhões de pessoas perderam seus empregos em três meses de pandemia, e deste número, 2 milhões foram apenas no setor comercial, mostrando totalmente os impactos na vida de todos os brasileiros.

 

A pandemia causada pelo novo CoronaVírus obrigou governos a decretarem medidas de isolamento social e restrições à circulação, o que atingiu em cheio as economias ao redor do país.

 

Mesmo com os comércios fechando e a população ficando desempregada, as contas não pararam de chegar. Grande parte da população deixou de pagar alguma conta desde o começo da pandemia. Contas que antes eram quitadas com o próprio sustento, acabaram ficando sem um destino e sem renda para liquidar.

 

A crise econômica na pandemia fez com que muitos brasileiros ficassem sem planejamento básico e sem renda para lidar com suas próprias economias. Com o desemprego em alta, a população teve que se reinventar para sobreviver.

 

A crise afetou de maneira ainda mais direta o consumo das famílias que pensarão duas vezes antes de comprar qualquer coisa daqui para frente e dos comerciantes que lutam a cada dia para sobreviver com os impactos desta pandemia, voltando aos poucos e com cautela neste início de recuperação.

 

A pandemia bagunçou a economia brasileira, e muitos problemas vieram à tona. Portanto, neste momento, é importante tomar decisões inteligentes para não se prejudicar ainda mais economicamente no recomeço de um novo normal.

 

Atalhos da página


Diretório Estadual de São Paulo

Av. Indianópolis, 1.787
Planalto Paulista – São Paulo – SP - CEP 04062-003
Fones: (11)3804-4329 / (11) 3804-4451
E-mail:  ou 

PSB - Partido Socialista Brasileiro

Diretório Estadual de São Paulo
São Paulo - 2012 © Todos os direitos reservados.

Visualizado também em sistema operacional Apple Visualizado também em sistema operacional Android

Rede Corporativa e-Solution Backsite