Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 14 de abril de 2021.
08/03/2021
NOTÍCIAS
Participação Social: O Que é?

A participação social é um direito de todos e está previsto na Constituição Federal de 1988, garantindo a participação da sociedade na gestão como forma de consolidar e dar efetividade às políticas públicas


A participação social é a influência do cidadão na organização de uma sociedade, ou seja, como controlam, fiscalizam e acompanham as políticas públicas, além de cumprirem a função de promover um diálogo mais frequente entre os governos e a sociedade civil.


A Constituição Federal de 1988 foi um marco ao prever a participação social como um dos pilares da democracia brasileira. Logo, além do procedimento eleitoral, outros mecanismos foram oficializados pelo poder público como maneira de garantir o controle social e a participação constante por parte da sociedade.

Além do voto, todo cidadão tem direito de estar presente em diversos espaços de participação social garantidos por lei


É importante destacar a diferença entre participação social e popular.

  • A participação popular corresponde a formas mais independentes de atuação, organizadas em movimentos sociais, associações de moradores, entre outras.
  • Na participação social, as formas de luta são mais diretas, como a realização de marchas, ocupações, protestos, conferência, conselhos, ouvidorias, audiências públicas e afins.

Outra forma de fazer participação social, é acompanhar e fiscalizar os gastos públicos por meio dos portais de transparência, para averiguar se as informações publicadas estão de acordo com a Lei de Acesso à Informação ou solicitar a publicação dessas informações públicas

Ficar atento às notícias e acompanhar de perto os mandatos dos candidatos eleitos pela sua cidade pode te auxiliar a entender melhor as decisões tomadas pelos representantes políticos e também como se mobilizar, contra ou a favor dessas decisões que influenciam a sociedade como um todo.


Portanto, a participação social é importante para haver diálogo dos governantes com o cidadão, consolidar e efetivar as políticas públicas e assim, manter a construção de um processo de mudança em prol de todos os grupos que compõem a vida em sociedade e em democracia








Atalhos da página


Diretório Estadual de São Paulo

Av. Indianópolis, 1.787
Planalto Paulista – São Paulo – SP - CEP 04062-003
Fones: (11)3804-4329 / (11) 3804-4451
E-mail:  ou 

PSB - Partido Socialista Brasileiro

Diretório Estadual de São Paulo
São Paulo - 2012 © Todos os direitos reservados.

Visualizado também em sistema operacional Apple Visualizado também em sistema operacional Android

Rede Corporativa e-Solution Backsite