Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 18 de outubro de 2021.
21/06/2021
NOTÍCIAS
Rosana Valle consegue recursos para revitalização da Rua Japão
A tradicional Rua Japão, antigo reduto de pescadores em São Vicente, será revitalizada com recursos federais da ordem de R$ 3,5 milhões destinados pela deputada federal Rosana Valle (PSB). O anúncio foi feito neste sábado (19/6), no próprio recanto, pela deputada em conjunto com o prefeito Kayo Amado (Pode), o deputado estadual Caio França (PSB), que atuou em parceria com a parlamentar na busca de recursos para a obra, e o vereador Jhony Sasaki (PSB).
 
O projeto de reforma e revitalização da Rua Japão inclui um circuito de passeio e caminhada para pedestres, com a remodelação de pisos e canteiros ao longo da orla;  a preservação e restauração do traçado, portais e símbolos do Jardim Japonês (Praça Kotoku Iha);  novas aberturas visuais para paisagem existente e valorização paisagística do entorno. 
 
Também está no projeto uma nova quadra poliesportiva para apoio de atividades educacionais e eventos metropolitanos; uma esplanada à beira-mar e acessos a faixa d’água; praça seca com monumentos de caráter contemplativo e simbólico; praça de atividades com equipamentos diversos de lazer, como academia de terceira idade, playground e skate em deck solário para apoios de atividades de banhos de mar e lazer.
               
Valorizar tradição
 
     O objetivo da intervenção é valorizar aquele recanto do antigo Bairro do Guamium e atrair turistas que aqueçam a economia local. Por isso, a deputada Rosana Valle pediu ao prefeito a valorização das culturas caiçara e japonesa do núcleo, que são as matérias-primas para trazer mais visitantes para o local. 
 
   Animada com mais esta conquista para a região, a deputada ouviu pedido dos moradores para que sejam mantidos os acessos ao mar já existentes, que atendem às necessidades dos tradicionais pescadores artesanais do tradicional núcleo. 
 
    Rosana Valle quer ouvir mais moradores em audiência pública para que todos sejam contemplados. A deputada vai sugerir a recuperação do atracadouro existente, como forma de atrair turistas com embarcações. Outra sugestão será incluir no projeto a criação de espaços para estacionamento de veículos; a criação de um pequeno box para que os pescadores artesanais possam vender diretamente ao turista seu pescado fresco. 
 
  No encontro realizado neste sábado, na Rua Japão, ficou clara a necessidade de recuperação da comporta do Rio da Vó, que está desativada, danificada, e que tem a função de regular as marés e águas pluviais, evitando os alagamentos que hoje afetam o bairro. 
 
 O deputado estadual Caio França se colocou à disposição para conseguir mais recursos, por meio de emendas, de forma a atender outras necessidades do projeto.
 
  A médio prazo, o ideal é que se desenvolva um programa educativo de capacitação para o turismo e o comércio, de forma a envolver a comunidade, principalmente as novas gerações.  A comunidade pede ainda um programa de regularização fundiária, sempre ouvindo os moradores e, sobretudo, a Colônia de Pescadores Z-4, que é detentora de boa parte do núcleo, cedido a moradores e equipamentos públicos, inclusive uma escola.
 
“Minha intenção é realizar uma audiência pública, de forma a receber eventuais novas sugestões e agregar a comunidade, que é a parte mais importante e interessada no sucesso da iniciativa”, disse a deputada, lembrando que a identidade da Rua Japão deve ser preservada. 
 
  Participaram do encontro representantes da Associação Vicentina de Esportes Radicais (Avera), o comerciante e descendente de pescadores, Pedro Freire, alem de moradores antigos, como Toninho Lancha, filho de lendário Antônio Lancha.

Atalhos da página


Diretório Estadual de São Paulo

Av. Indianópolis, 1.787
Planalto Paulista – São Paulo – SP - CEP 04062-003
Fones: (11)3804-4329 / (11) 3804-4451
E-mail:  ou 

PSB - Partido Socialista Brasileiro

Diretório Estadual de São Paulo
São Paulo - 2012 © Todos os direitos reservados.

Visualizado também em sistema operacional Apple Visualizado também em sistema operacional Android

Rede Corporativa e-Solution Backsite