Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 21 de setembro de 2021.
26/08/2021
NOTÍCIAS
Sim, SP! É preciso construir moradias e melhorar a mobilidade urbana
A Prefeitura de São Paulo deixou de investir cerca de R$ 1 bilhão do saldo do Fundo de Desenvolvimento Urbano (Fundurb) em 2020, de acordo com o Centro de Estudos da Metrópole (CEM), do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp).
 
Para quem não sabe, o Fundurb foi criado em 2002 para financiar o desenvolvimento urbano da cidade de São Paulo, especialmente as políticas de habitação social e mobilidade urbana. Em 2014, foi definida uma parcela mínima anual de 30% desse fundo para aplicação em Habitação de Interesse Social (HIS) e 30% para investimentos em sistemas de transporte público coletivo, cicloviário e de circulação de pedestres.
 
Em abril de 2020, o decreto municipal Nº 59.373 permitiu a desvinculação de 100% do saldo de recursos do Fundurb para transferência ao caixa único da prefeitura e posterior devolução em oito anos. Essa medida foi adotada em função da crise sanitária, econômica e social causada pela pandemia.
 
No entanto, este fundo não foi efetivamente empenhado no combate à pandemia da COVID-19 e atualmente temos mais de 1 bilhão parado na conta da prefeitura!
Atualmente, só na cidade de São Paulo temos mais de 60 mil pessoas em situação de rua. Quantas pessoas poderiam estar abrigadas nesse momento se ao menos 30% deste fundo, ou seja, mais de 300 milhões de reais fossem empregados na construção e/ou adaptação de imóveis para moradia?
 
E para você que passa mais de 4 horas diariamente no trânsito para ir e vir do trabalho, se eu te disser que a Prefeitura possui mais de 1 bilhão de reais que deveriam ser utilizados também na mobilidade urbana e, consequentemente, reduzir o tempo que você passa no trânsito, o que você diria?
 
Não faltam recursos para mudar a realidade da população Paulista/Paulistana, falta preparo, senso de urgência e de responsabilidade social. São Paulo precisa retomar o caminho do desenvolvimento social e econômico! #simsp


Atalhos da página


Diretório Estadual de São Paulo

Av. Indianópolis, 1.787
Planalto Paulista – São Paulo – SP - CEP 04062-003
Fones: (11)3804-4329 / (11) 3804-4451
E-mail:  ou 

PSB - Partido Socialista Brasileiro

Diretório Estadual de São Paulo
São Paulo - 2012 © Todos os direitos reservados.

Visualizado também em sistema operacional Apple Visualizado também em sistema operacional Android

Rede Corporativa e-Solution Backsite