Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 16 de dezembro de 2019.
27/07/2012
Artigos
Um amigo se foi
Nesta semana que passou morreu Zé Davi, um amigo de muitos osasquenses. José David Binsztajn foi vereador na Câmara Municipal de Osasco na Legislatura de 1983 a 1988, sendo seu presidente em 1987 e 1988. Saiu candidato a prefeito de Osasco na eleição de 1988 e foi o segundo mais votado da cidade. Havia sido um dos fundadores do PSB de Osasco e do Cepo %u2013 Centro de Estudos e Pesquisas de Osasco. Na campanha do prefeito Humberto Carlos Parro de 1982, Zé Davi foi um dos principais articuladores, sendo depois secretário de Promoção Social desta administração com projetos marcantes como %u201CCasa para Todos%u201D de urbanização de favelas e %u201CMães Crecheiras%u201D. Atualmente era secretário de Governo de Itapecerica da Serra e membro da Comissão Executiva Estadual do PSB.
 
Conheci Zé Davi na USP no início dos anos 70. Era uma época difícil para a política devido à ditadura militar. Participamos ativamente da luta contra este regime. Fomos professores no Novo Osasco, onde depois como vereador ele conquistou vários benefícios como asfalto, esgoto, escolas, etc.
 
Há, porém, três traços na sua prática de vida que gostaria de destacar: socialista, educador e ambientalista.
 
Zé Davi era um socialista por convicção. Acreditava que o social, o coletivo e o comunitário devem ser prioritários, embora defendesse ferrenhamente a autonomia e a liberdade de escolha dos indivíduos.
 
Era um educador nato. Aplicava o método socrático do diálogo espontanea e intuitivamente. Tinha uma capacidade de ouvir e dialogar impressionante. Gostava de gente, gostava das pessoas. Como professor era  exigente  na didática:  %u201Cde tudo o que foi dado o que se aprendeu ?%u201D Em um período trabalhou no Centro de Formação Continuada de Jundiaí, um dos pioneiros na formação continuada dos profissionais da educação.
 
Zé Davi era um ambientalista, amante da natureza. Nos anos 70 trabalhei com ele em paisagismo e jardinagem. Gostava das plantas e da idéia de plantar, cultivar ... Nos anos 90 foi secretário do Meio Ambiente de Itapecerica da Serra, região de proteção de mananciais. Gostava das plantas, gostava da natureza.
 
Ultimamente estava preocupado com o descrédito da política e dizia: %u201CA pergunta que não quer calar: Por que a política não se torna um verdadeiro instrumento de libertação do nosso povo ? Alguns amigos estão em partidos, perdidos; outros perdidos, sem partidos .... %u201C
 
Mas era esperançoso: %u201CPlantar quem sabe, uma pequena, mas verdadeira semente. Sempre me ensinaram que os grandes árvores nascem de pequenas sementes.%u201D
 
Não poderia falar de Zé Davi sem lembrar este poema de Bertold Brechet::
 
%u201CHá homens que lutam um dia e são bons ...
Há outros que lutam um ano e são melhores ...
Há os que lutam muitos anos e são muito bons ...
Porém, há os que lutam toda vida, esses são os
imprescindíveis,  são os indispensáveis."
 
Sem dúvida, Zé David foi um dos indispensáveis. Queria terminar deixando um forte abraço nos seus filhos Tom, Tiago, Tadeu, Nádia e sua esposa Marisa: meus profundos e sinceros sentimentos de pesar.


Atalhos da página


Diretório Estadual de São Paulo

Av. Indianópolis, 1.787
Planalto Paulista – São Paulo – SP - CEP 04062-003
Fones: (11)3804-4329 / (11) 3804-4451
E-mail:  ou 

PSB - Partido Socialista Brasileiro

Diretório Estadual de São Paulo
São Paulo - 2012 © Todos os direitos reservados.

Visualizado também em sistema operacional Apple Visualizado também em sistema operacional Android

Rede Corporativa e-Solution Backsite